História da Câmara

por admin publicado 13/10/2009 17h25, última modificação 12/04/2017 16h52

Ata da Primeira Sessão da Câmara

Em primeiro de janeiro do ano de mil novecentos e quarenta e oito, nesta cidade de Registro, Comarca de Iguape, do Estado de São Paulo, em local e hora previamente designados, conforme portaria nº 57, registrada às folhas 29 do livro competente, sob nº 1, da Prefeitura Municipal e de acordo com os editaes do Meritissimo Juízo Eleitoral desta Zona, com sede em Iguape, presente o referido Juiz Eleitoral, Exmo. Sr. Dr. Genoplos Moreira da Silva, presentes também os vereadores Srs. Antonio Xavier de Oliveira, Riogo Maeji, Celso Xavier, Guido Mashito Matsuzawa, Benjamin Giani, Bernardo Lorena de Souza, Jonas Banks Leite, José Mateus de França, Wild José de Souza, Josino Silveira, Symphronio Costa, Benedito Ribeiro e Horácio Ferreira, assumindo a presidência, anunciou o Meritissimo Juízo, que ia dar início aos trabalhos de instalação da Câmara, convidando os vereadores presentes a exibirem seus diplomas, que examinados, foram achados conforme. Verificando estar presentes a totalidade dos vereadores eleitos, declarou instalada a Camara Municipal. Dando a palavra ao Sr. Prefeito Dr. José Dias de Araújo, por ele foi feita breve alocução alusiva à solenidade, saudou camaristas, declarando fazer-lhes entrega neste momento, dos poderes legislativos. Em seguida, havendo convidado o vereador que esta lavra, e o senhor Riogo Maeji para secretariar os trabalhos, declarou o Meritissimo Juiz que ia processar-se a eleição dos cargos de presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários, o que se realizou em escrutínio secreto, para o qual cada vereador recebeu do Meritissimo Juiz uma sobrecarta oficial autenticada, com sua rubrica, de posse da qual o eleitor dirigiu-se ao compartimento indevassável do qual regressos ostentando a mesma sobrecarta que, depois de examinada pelo Meritissimo Juiz, sem troca-la, foi pelo vereador votante colocada na urna existente sobre a meza, a qual fôra previamente examinada e encontrada vasia. Finda a votação deu-se início à apuração, tendo o Meritíssimo Juiz retirado as sobrecartas autenticas em numero de treze e abertas, delas foi retirando as cedulas contidas em lendo em vóz alta os nomes dos candidatos votados, enquanto o secretario executivo ia anotando, de módo que , terminada a apuração verificou-se o seguinte resultado: para presidente: Jonas Banks Leite, com onze (11) votos e Benedito Ribeiro um (1) voto; em branco um (1) voto. Para vice presidente Benjamin Giani, sete (7) votos; Bernardo Lorena de Souza cinco (5) votos; em branco um (1) voto. Para primeiro Secretario Riogo Maeji, cinco (5) votos; Symphronio Costa, cinco (5) votos; em branco, trez (3) votos. Para 2º secretario, Riogo Maeji seis (6) votos; Wild José de Souza, cinco (5) votos; Celso Xavier, um (1) voto; em branco um (1) voto. Não havendo nenhum candidato para os cargos de secretario alcançado maioria, procedeu-se a novo escrutínio com as mesmas formalidades do que resultou o seguinte: para 1º secretario Symphronio Costa com cinco (5) votos e Riogo Maeji, cinco (5) votos; em branco trez (3). Há vista do empate, decidiu-se pela sorte, colocando o Meritissimo Juiz em sobrecartas identicas os nomes de cada um candidato, contudo em cedulas distintas, colocadas as sobrecartas na urna, foi uma delas retirada por uma menor de quatorze anos. Aberta a sobrecarta anunciou o Meritissimo Juiz o nome de Riogo Maeji para 1º secretario. Repetindo-se a formalidade para o cargo de 2º secretario anunciou o Meritissimo Juiz o nome de Wild José de Souza. Em consequencia, foram proclamados eleitos, presidente Jonas Banks Leite, vice-presidente Benjamin Giani, 1º secretario Riogo Maeji e 2º secretario Wild José de Souza. Em seguida, pelo Meritissimo Juiz foi dito que transmitia a presidencia ao presidente eleito, o qual assumiu o lugar, retirando-se o Meritissimo Juiz do recinto. Nada mais, encerra-se a presente ata que vai por mim secretario por todas assinada. Eu Symphronio Costa, a lavrei.

Ata da sessão especial da Câmara Municipal de Registro, para a posse e compromisso dos Srs. Vereadores e Prefeito Municipal.

Em seguida a retirada do Meritissimo Juiz Eleitoral e a transmissão da presidencia da Mesa ao presidente eleito snr. Jonas Banks Leite, assumiu este a presidencia e depois de prestar o compromisso regimental passou a tomar o compromisso dos demais vereadores, cidadãos Antonio Xavier de Oliveira, Benedito Ribeiro, Benjamin Giani, Bernardo Lorena de Souza, Celso Xavier, Guido M. Matsuzawa, Horacio Ferreira, Jonas Banks Leite, Josino Silveira, José Matheus França, Riogo Maeji, Sinfronio Costa, Wild José de Souza, os quaes cada um de pés se pronunciaram as seguintes palavras: "prometo exercer com dedicação e lealdade o meu mandato, respeitando a Lei e procurando o bem geral do Municipio". Se achando na Casa o prefeito eleito, cidadão Sizenando de Carvalho, o snr. presidente nomeou uma comissão composta dos vereadores: Josino Silveira, Antonio Xavier de Oliveira e Bernardo Lorena de Souza para introduzi-lo no recinto. Presente o cidadão Prefeito, pelo snr. presidente foi-lhe deferido o compromisso, por este pronunciado nos termos regimentaes. Pelo snr. presidente foi dada a palavra ao vereador Snr. Sinphronio Costa, para falar sobre o acontecimento, falando em seguir varios oradores aos quais foi franqueada a palavra. Terminados os discursos, o snr. presidente convocou a Camara para a sua primeira sessão ordinaria, amanhã, às 11 horas, no local onde terá de funcionar a Camara, no predio até agora ocupado pela Prefeitura Municipal. Nada mais havendo a tratar, às 22 horas, o Snr. presidente encerrou a sessão, do que para constar, eu Riogo Maeji, lavrei a presente ata.

AtaPg1  AtaPg2

AtaPg3  AtaPg4