História da Cidade

por admin publicado 07/10/2009 09h15, última modificação 05/08/2016 16h41

 Conheça um pouco da História da Cidade de Registro

O Município de Registro, situado no Vale do Ribeira, surgiu como um pequeno povoado à margem do Rio Ribeira de Iguape. Na época , explorava-se ouro no alto do Ribeira, transportado pelo rio até o porto de Iguape. Passagem obrigatória das embarcações, o povoado de Registro era o local onde um agente de Portugal registrava toda a mercadoria transportada para cobrar o dízimo destinado à Coroa Portuguesa. Daí a origem do nome Registro.

Ainda como povoado pertencente a Iguape, Registro começou a crescer à partir da chegado dos primeiros imigrantes japoneses, em 1913. Nesse mesmo ano era criada em Tóquio a KKKK. Companhia Ultramarina de Desenvolvimento, com a missão de apoiar os japoneses que partiam para o Vale do Ribeira.

História do KKKK - A Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha, empresa com sede no Japão, foi autorizada a funcionar no Brasil em 1918 e teve papel fundamental para o desenvolvimento da colônia. Em 1922, a empresa inaugurou nas margens do Ribeira, no centro velho de Registro, um bloco de quatro armazéns com área construída de 3.100 metros quadrados em estilo arquitetônico inglês. Ali funcionaram os serviços de assessoria e de infra-estrutura para escoamento da produção agrícola da colônia.

Reconhecido como patrimônio cultural do Estado de São Paulo, o prédio da KKKK foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condhepaat) em 1987,tornando-se utilidade pública, destinado à instalação de um centro cultural.

Mesmo enfrentando muitas dificuldades, os imigrantes conseguiram fazer a terra frutificar, abriram estradas e promoveram o desenvolvimento da região. Eles trouxeram o chá preto para Registro.

Em 30 de novembro de 1944, pelo decreto lei nº. 14334, Registro emancipou-se de Iguape, tornando-se Município, cuja instalação deu-se em 1º. de janeiro 1945.