Câmara apóia nova política de policiamento preventivo na zona rural

por admin publicado 25/03/2010 11h28, última modificação 19/11/2015 09h02

Prevenção – essa é a nova arma da Polícia Militar para evitar que a violência se estabeleça na zona rural de Registro. Na última sexta-feira (12/03), o comando da PM, esteve em reunião com moradores do Taquaruçu, Votupoca, Caiacanga e Manga Larga estabelecendo uma nova política de segurança pública no local e em outros bairros mais distantes do centro da cidade de Registro. Segundo a PM, será intensificado o patrulhamento rural em diversos bairros do município, inclusive com o apoio da Força Tática. O serviço de inteligência da corporação busca a medida para evitar a futura proliferação da violência urbana nestas regiões.

De acordo com as estatísticas, áreas rurais no Vale do Ribeira foram cenários de confrontos policiais com “bandidos”. Como o mesmo não ocorreu em Registro o comando do 14º Batalhão de Polícia do Interior e o comando da 1ª Companhia (abrange Registro, Sete Barras e Juquiá) decidiram intensificar a segurança preventiva, evitando que futuras complicações instalem-se nestas regiões. Toda a política de segurança na área rural de Registro conta com o apoio da Câmara Municipal de Registro e do Comseg (Conselho Municipal de Segurança). Para que a tática seja possível haverá um estreitamento de relações entre a corporação e a população.

A segurança preventiva em parceira com a população local é uma das ferramentas a serem adotadas já que a área rural possui peculiaridades. Diferente a área urbana da cidade onde as distancias são curtas, a população concentrada e os meios de comunicação mais dinâmicos, as áreas rurais possuem larga extensão territorial, difícil acesso e comunicação menos eficiente. Ao analisar essas diferenças a PM busca minimizar essas dificuldades e potencializar as qualidades locais, como por exemplo, a interrelação pessoal entre os moradores, que é ferramenta essencial nesta política de segurança preventiva. “Ninguém patrulha melhor a comunidade que os senhores mesmos (moradores), que conseguem identificar comportamentos alheios ao de vocês – cidadãos de bem”, disse o tenente Torres, comandante da 1ª Companhia.

De acordo com a PM será uma nova relação de confiança entre as autoridades policiais e a comunidade. “Se a comunidade se fortalecer impedimos a articulação de quadrilhas”, afirmou o Capitão Lourenço (coordenador do 14º BPMI). O primeiro contato com a comunidade da zona rural de Registro aconteceu na última semana, mas o acompanhamento do projeto e seus efeitos será efetuado constantemente pelas instituições envolvidas.

Cerca de 50 moradores participaram da reunião, além do Capitão PM Lourenço, Tenente PM Torres, Soldado PM Roberto, Soldado PM Florêncio, o presidente da Câmara Municipal de Registro vereador Dito Castro (DEM), o presidente da Associação de Moradores do Taquaruçu e a direção da escola do bairro.

Serviços/denúncias - 190 (PM Registro); 181 (PM São Paulo- informações repassadas detalhadas a corporação local) e patrulha rural – todas as informações podem ser anônimas para manter a segurança do informante.