Câmara busca alinhar os investimentos municipais às prioridades definidas pela população

por comunicacao — publicado 29/07/2013 16h03, última modificação 19/11/2015 09h01

Os vereadores de Registro aproveitaram o recesso parlamentar de julho, para ouvir da população quais devem ser os principais investimentos e melhorias no Município nos próximos quatro anos. Para melhor traduzir os anseios dos moradores foram organizadas sete audiências públicas em regiões distintas da cidade: Serrote, Arapongal, Vila Ribeirópolis, Jardim São Paulo, Jardim Caiçara, Vila Nova Registro e a última, englobando a sociedade civil e os bairros mais próximos do centro, acontece na sede da própria Câmara Municipal. As audiências tiveram seu início no último dia 25 e encerram-se neste dia 2 de agosto.

As audiências buscam colher subsídios para que nos próximos dias, os vereadores possam votar sobre o PPA (Plano Plurianual – que define todos os investimentos públicos a serem realizados nos próximos quatro anos) e a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias – que define os investimentos a serem realizados em 2014). Para a presidente da Câmara, vereadora Draª Inês Kawamoto (PSDB) é importante que antes o futuro de Registro seja definido pelas Leis Orçamentárias, seja feita esta consulta popular para buscar traduzir o mais próximo possível sobre as reais necessidades dos moradores e quis os setores que precisam de maior e mais urgente soluções.

Nas reuniões com os cidadãos, vários serviços e setores foram elencados como prioridade, os principais foram Saúde e Educação, que juntos já consomem mais de 50% do orçamento público municipal. Nestas duas áreas a população, solicitou de maneira abrangente a melhoria e dinamização do serviço no Postos de Saúde e dos serviços odontológicos; já na Educação, a melhoria do transporte dos alunos e a merenda escolar foram amplamente citados. Além de algumas solicitações na infraestrutura da cidade, um ponto que chamou a atenção foi o constante e reiterado pedido para Programas e Espaços para jovens e idosos, além de um acesso mais simplificado e menos burocratizado nestes serviços.