Câmara de Registro busca democratizar e dinamizar os serviços do Legislativo

por comunicacao — publicado 10/10/2013 15h39, última modificação 19/11/2015 09h01

Em sintonia com as reivindicações da população, a Câmara de Registro tem demonstrado que busca prestar o melhor serviço. Durante seu pronunciamento na sessão da Câmara Municipal de Registro nesta semana, no último dia 16, a presidente Drª Inês Kawamoto (PSDB) ressaltou o quanto o Legislativo Municipal tem buscado democratizar e dinamizar seus trabalhos. A vereadora iniciou sua fala chamando atenção dos colegas de Casa sobre a importância do Projeto de Resolução nº 09/2013, em trâmite desde o mês passado, para regulamentar e disciplinar o uso do veículo oficial do Poder Legislativo Municipal. Hoje, a frota de veículos da Câmara segue normas preestabelecidas pela Mesa Diretora.
O assunto foi trazido ao debate em Plenário, pela autora do Projeto, a Drª Inês Kawamoto, que aproveitou a reportagem veiculada pelo Programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo sobre a má utilização dos veículos oficiais em todo o País, para defender a aprovação. “Temos que ter regras claras, para que todos possam usar bem os veículos e ao mesmo tempo realizar um bom trabalho ao Município”, argumentou a vereadora. Se aprovadas, as novas regras terão como principal mudança em relação às atuais, além da força de uma norma implementada por lei deliberada por todos os representantes do Legislativo, o respaldo necessário para que o funcionário lotado no cargo de motorista não tenha que acatar ordens fora das regras previamente estabelecidas.
Outra demonstração da busca pela democracia plena foi a ressaltada pelo vereador Raul Calazans (PT), na semana passada, quando o Congresso Nacional abriu a discussão sobre o voto secreto. “Esta Câmara Municipal já decidiu abolir qualquer tipo de votação secreta para qualquer tipo de deliberação há anos”, lembrou o vereador que em Registro não há voto secreto para nenhum tipo de deliberação há aproximadamente 10 anos. Raul lembrou também que, em busca da democratização, durante o recesso parlamentar de julho deste ano, os vereadores foram a sete regiões distintas da cidade conversar com os moradores para saber quais suas principais reivindicações antes de votarem as Peças Orçamentárias, que definem os rumos de Registro nos próximos anos.
Em diversas ocasiões, o Legislativo Registrense buscou traduzir em leis as vontades da maioria. Foi o caso do fim do nepotismo (contratação de parentes para cargos) e da ampliação da lei da ficha limpa para os funcionários públicos a serem contratados para os cargos de confiança.