Legislativo terá representante na comitiva de Nakatsugawa

por comunicacao — publicado 16/03/2015 16h17, última modificação 19/11/2015 09h02

Pela primeira vez desde seu início em 1980, a Câmara Municipal de Registro terá um representante na comitiva oficial que irá representar Registro em Nakatsugawa no próximo mês. Durante os 30 anos de existência do convênio das cidades-irmãs Registro/Nakatsugawa, vários representantes da Câmara de Nakatsugawa estiveram em Registro em busca do intercâmbio cultural, a exemplo da última visita ocorrida em 2013, quando o presidente da Câmara da cidade nipônica, Kenzo Takami esteve entre os membros da comitiva oficial em visita aos registrenses.

O presidente da Câmara de Registro, vereador Osvaldo da OP (PSDB) vai representar a Casa Legislativa. A viagem foi autorizada pela maioria dos vereadores em votação, no último dia 9 de março.

“Cidades-irmãs” - O termo cidades-irmãs é usado ​​para descrever um acordo de cooperação feito entre cidades, municípios, estados e províncias com o objetivo de promover laços culturais e de amizade. Os acordos de geminação entre os países começaram a surgir em 1947, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Inicialmente esses acordos tinham como principal objetivo selar a paz e promover a reconciliação entre países que se posicionaram em lados opostos durante a guerra. Porém, com o passar dos anos, os acordos passaram também a incentivar o comércio e o turismo, além de promover um intercâmbio cultural entre eles, como é o caso de Registro e Nakatsugawa.

Através desse acordo muitos projetos interculturais entre as duas cidades são realizados, promovendo a troca de conhecimentos e experiências, estabelecendo laços mais estreitos e fomentando a cooperação, solidariedade e compreensão internacional entre os cidadãos dos municípios. Além de muitos recursos para diversos fins, como é o caso da recente doação de 178 mil dólares para a UTI neonatal do Hospital Regional do Vale do Ribeira, Nakatsugawa ainda é uma importante parceira no Japão em apoio aos dekasseguis (descendentes nipônicos que vão trabalhar no Japão).