Vereadores aprovam criação do Conselho Municipal da Juventude

por comunicacao — publicado 06/10/2010 11h23, última modificação 19/11/2015 09h02

Os jovens do município de Registro poderão participar de forma mais efetiva do processo de elaboração das políticas públicas da cidade. O projeto de lei que cria o CMJ - Conselho Municipal da Juventude foi aprovado pela Câmara de Vereadores, nesta última segunda-feira (27/09), está sendo encaminhado à Prefeitura Municipal, onde aguardará sanção da Prefeita.

O Conselho será um espaço de diálogo entre o Poder Público e a Juventude Registrense. Será composto por representantes do Executivo Municipal e da Sociedade Civil Organizada. O CMJ de acordo com o projeto foi criado para ser o órgão de representação da população jovem, com caráter consultivo, permanente, normativo e fiscalizador das políticas públicas voltadas para a juventude.

De acordo com o projeto, o CMJ tem como foco central a função de estudar, discutir, propor e contribuir na elaboração de políticas públicas que permitam a integração e a participação do jovem no processo social, econômico, político, esportivo e cultural do Município. Outro objetivo do CMJ será de propor a criação de canais de participação popular junto aos órgãos públicos, voltados para o atendimento das questões relativas ao jovem, especialmente, com relação a: Educação; Saúde; Esporte; Emprego; Formação Profissional; Combate as Drogas e a criminalidade; Cultura e Lazer.

A criação do Conselho era aguardada desde o mandato passado, no Legislativo foi um projeto defendido, principalmente, pelo vereador Cleiton Peniche (PSDB), que comemorou a aprovação do projeto e agradeceu ao apoio dos colegas de Casa.