Vereadores iniciam o mandato unindo forças para debater e enfrentar os desafios em Registro

por comunicacao — publicado 06/02/2013 19h19, última modificação 19/11/2015 09h03

Com a presença do prefeito de Registro, Gilson Fantin (PSDB), a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal foi pautada por debates e união de esforços para enfrentar os desafios presentes e determinar políticas futuras. A sessão ocorrida nesta última segunda-feira, 4, teve como principal foco, a paralisação dos funcionários do Hospital São João devido a falta de pagamento dos salários há dois meses. Neste foco os 13 membros do Legislativo registrense mostraram estar em concordância com a breve mensagem deixada pelo prefeito de que gostaria que todos juntos trabalhassem por Registro.
De acordo com informações da APAMIR, entidade mantenedora do Hospital, os salários estão atrasados por falta de repasse estadual. Apesar do serviço do Pronto Socorro (que é de responsabilidade do município) estar funcionando normalmente, já que não há problemas com os repasses municipais e todos os funcionários vinculados do PS estarem com os salários em dia, a preocupação dos vereadores foi unanime – apoiam a reivindicação dos funcionários, mas querem a solução imediata do problema para que a população não seja prejudicada. A presidente da Câmara e funcionária do corpo clínico no Hospital São João, Drª Inês Kawamoto (PSDB) fez um breve relato da situação. Outro vereador também funcionário da instituição de saúde vereador Heitor Sansão (PSD) também expôs seu ponto de vista como vereador e funcionário. E ao final do debate todos concordaram em mais uma vez intermediar o problema e buscarem uma solução definitiva entre o Governo Estadual e a APAMIR. Historicamente, a Câmara de Registro por diversas vezes intermediou impasses entre os gestores do Hospital e sempre conquistou soluções positivas.
Outros temas foram abordados como o meio ambiente, que foi defendido enfaticamente pelo vereador Marcelo Comeron (PV) de que devemos traçar rumos para Registro e Região unindo o desenvolvimento com o meio ambiente.
Nesta quinta-feira, 6, as Comissões Permanentes devem analisar os primeiros projetos apresentados nesta legislatura, entre eles o da obrigatoriedade do “teste do coraçãozinho” (exame de oximetria de pulso) em todos os recém
nascidos nos berçários das maternidades do município de Registro. A Oximetria de Pulso é um exame indolor, utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue e deve ser realizado em recém-nascidos assintomáticos após 24 horas de vida, mas antes da alta hospitalar, para detectar a presença de cardiopatia congênita grave que coloca em risco a vida da criança. Sendo detectada alteração na oximetria, a investigação de problema cardiológico é então aprofundada.