Prefeito Gilson Fantin tem o mandato cassado

por Pati — publicado 01/07/2019 14h47, última modificação 01/07/2019 14h47

Em votação unânime da Câmara Municipal de Registro, na noite desta quinta-feira (27), o mandato do Prefeito Gilson Fantin (PSDB) foi cassado.  Gilson foi acusado de cometer crimes de responsabilidade, em relação a fraudes na compra de uniformes escolares. De acordo com a votação, o prefeito cometeu duas infrações politico-administrativas, “Omitir-se ou negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do Município sujeito à administração da Prefeitura; e Proceder de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo.”

O pedido de cassação foi protocolado em março deste ano, pelo vereador Vander Lopes (PSC), após o recebimento da cópia integral do Inquérito Policial e demais documentos da investigação da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União, que popularmente ficou conhecida como “Operação Prato Feito”, uma das fases da “Lava Jato”. Na época uma comissão processante foi aberta, para analisar o pedido. Na última terça-feira, a CP entregou o relatório que apontou a prática de infrações político-administrativas pelo prefeito de Registro.

Logo após, a votação, o presidente em exercício da Câmara, vereador Toon Adorno (MDB) assinou o Decreto de extinção do mandato do prefeito. O vice-prefeito Nilton Hirota (PSDB) assume a Prefeitura de Registro.