Câmara de Registro concede Medalha de Honra aos Fundadores do Hospital São João

por comunicacao — publicado 27/09/2010 14h43, última modificação 19/11/2015 09h02

Na última sexta-feira (17/09), em comemoração aos 50 anos do Hospital São João, os fundadores do Hospital São João/Apamir foram homenageados na Câmara Municipal Registro. As voluntárias que trabalharam para que a Apamir e o Hospital pudessem ser abertos em Registro e os cidadãos que doaram o terreno para a construção do local, foram condecorados com as “medalhas de honra ao mérito Vereador Symphônio Costa” (honraria instituída pelo Decreto Legislativo 12, de novembro de 1980, e visa condecorar as pessoas que tenham se destacado em determinadas atividades dentro do município).

Câmara de Registro concede Medalha de Honra aos Fundadores do Hospital São João II

A presença da Maria Gertrudes Moraes Souza, mas conhecida como Mariquita, marcou a solenidade, que marcou as cinco décadas de serviço prestado na área da Saúde a população. Dona Mariquita, uma das cooperadoras (como são denominadas as mulheres que buscaram se unir para garantir um atendimento na área da Saúde para todos – na época Saúde não era um direito do cidadão brasileiro previsto na Constituição Federal), foi o centro das atenções, já que os demais homenageados não puderam comparecer ao evento e foram representados por seus familiares.

Leda Anita Banks Leite representou Ana Pinto Banks; Liliana Abyazar representou Dalel Abyazar; Milton Ito Filho representou Diamantina Costa Ito; Zuleika Stonoga representou Justina Ribeiro Stonoga; marta Keiko Oda representou Tiyo Okamoto; Walter Massaru Yoshimoto representou Yoshimoto Hisasi e Marilene Camilo representou Manoel Camilo. As famílias da Teruko Matsuzawa e do Kazumi Enya não puderam comparecer, mas receberão as condecorações em nome dos homenageados.