Pesquisa aponta Registro como o 25º município do país em Saúde Fiscal

por comunicacao — publicado 21/05/2010 11h16, última modificação 19/11/2015 09h02

Divulgado no início desta semana, o estudo feito pela CMN (Confederação Nacional dos Municípios) apontou que desde 2002 houve uma redução no endividamento nos municípios brasileiros. Registro foi classificado como o 25º Município do Brasil com maior índice de Saúde Fiscal, com a marca de 0,625 (a escala vai de 0 a 1- quanto maior o número, melhor a avaliação).

O campeão, o município de São José Hortêncio do Rio Grande do Sul, teve índice de 0,658. Para a Câmara de Registro esta é uma posição que o registrense deve se orgulhar. “Significa que mesmo com orçamento reduzido perto de outras cidades conseguimos crescer cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirma o presidente da Câmara, vereador Dito Castro (DEM).

O estudo mostrou que o endividamento médio das cidades brasileiras antes de 8,04% diminuiu para 0,81%, apontando que o panorama municipal melhorou, saindo de uma situação de insuficiência de caixa para um cenário de sobra de caixa. Ainda de acordo com o levantamento o custo per capita do Legislativo caiu. “isto mostra que a Câmara, através dos vereadores, está desenvolvendo um bom trabalho, cumprindo a risca sua função institucional de fiscalizar o dinheiro público”, disse o vereador Aquino (PSB), relator da Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal de Registro.

Fonte: Jornal “O Estado de São Paulo” – edição de 18 de maio de 2010